Trauma Facial | Icos - Ortognática
top of page
fraturados ossos da face em Guanambi - Cirurgia Bucomaxilofacial
Dr. Eujácio Vieira Prates Netto - Cirugião Bucomaxilofacial
_MG_2453_clipped_rev_2.png
_MG_2442_clipped_rev_1.png

CIRURGIA DE FRATURA DOS OSSOS DA FACE EM GUANAMBI- BAHIA

Apps-Whatsapp-B-icon.png

Trauma Bucomaxilofacial

        Os traumas de face são ocorrências comuns em hospitais e unidades de emergência, variando de leves traumatismos que necessitam de alguns cuidados no seu tratamento à fraturas complexas que exigem tratamento cirúrgico em nível hospitalar.            Dentro da traumatologia bucomaxilofacial podemos incluir tanto os traumatismos nas estruturas da face propriamente dita (pele, músculos, nervos, vasos sanguíneos e ossos da face), quanto os traumas da cavidade bucal (dentes, gengiva, língua, osso maxilar, osso mandibular, vasos sanguíneos e nervos da boca).

A área de traumatologia bucomaxilofacial, representada pelo Cirurgião Bucomaxilofacial, é aquela responsável pelos traumas da face, também chamado de traumatismo bucomaxilofacial. Esta área compreende os traumas localizados em:

  • Osso frontal (fratura na região da testa);

  • Ossos nasais (fraturas de nariz);

  • Ossos malares ou zigomáticos (fraturas na região da maçã do rosto);  

  • Ossos da órbita (fraturas na região da órbita dos olhos);

  • Ossos maxilares (fratura de maxila ou fratura de mandíbula);

  • Rebordo alveolar e dentes (fraturas alvéolo-dentárias ou dentárias);  

  • Pele da face, lábios e língua, além de músculos, vasos sanguíneos e nervos da região da face e da cavidade bucal (cortes, lacerações, ferimentos perfuro-cortantes).

Quais os sinais e sintomas das fraturas de face?

    Entre os sintomas das fraturas faciais podemos citar:

  • Dor variável, de leve a intensa, dependendo do tipo de trauma de face e do local acometido;

  • Dormência do queixo, lábios, língua, gengiva, dentes, bochechas, nariz e testa, dependendo do tipo de trauma de face e local de acometimento;

  • Dificuldades em movimentar a mandíbula (dor e limitação dos movimentos por impedimento mecânico); (4) alterações da oclusão, ou seja, modificações na “mordida”;

  • Cortes e lacerações;

  • Hematoma, equimose e edema (áreas arroxeadas e inchadas).

Como é o tratamento dos traumas de face?

     O primeiro atendimento é emergencial e tem como objetivo garantir a vida do paciente nos traumas mais graves ou apenas evitar maiores danos no local das injúrias nos casos de traumas faciais mais leves. Após o atendimento emergencial, segue-se a solicitação de exames para determinação de um diagnóstico mais preciso e, desta forma, instituir o correto tratamento.
     O cirurgião bucomaxilofacial, muitas vezes solicitado para agir em salas emergenciais, é o especialista que irá realizar o tratamento do paciente vítima de trauma de face. Após o atendimento emergencial e a execução dos exames de rotina e exames complementares para diagnóstico, inicia-se o tratamento definitivo do paciente. Na maioria das vezes estes tratamentos envolvem suturas de feridas e tratamento cirúrgico das fraturas presentes.
     Por fim, o cirurgião bucomaxilofacial prescreve as medicações que serão utilizadas após o procedimento, esclarece dúvidas e orienta paciente e familiares quais serão os cuidados necessários. Todos estes passos são importantes para que o procedimento seja feito em segurança!

Quais hospitais que a equipe atua?

Nossa equipe de cirurgiões atua nos hospitais Nova Aliança e  Policlínica na cidade Guanambi/ Bahia 

bottom of page